O atendimento poderá ser feito em português (Brasil), Inglês, Espanhol ou Italiano.
1.8445.3356.33
[email protected]
LOCAIS VISITADOS:
PALERMO-MONREALE- MARSALA – SALINE – AGRIGENTO- PIAZZA ARMERINA – RAGUSA IBLA-CATÂNIA- SIRACUSA – NOTO- ETNA – TAORMINA- CEFALÚ
ROTEIRO
1° Dia –Terça- feira: PALERMO
Chegada em umas das cidades mais fascinantes da Sicília, que é Palermo. À noite, teremos um jantar com os acompanhantes do grupo para apresentação. Pernoite.
2° dia – Quarta-feira: MONREALE – PALERMO
Após o café da manhã, seguimos para Monreale, onde visitaremos a imponente Catedral árabe/normanda, tombada pela Unesco, como Patrimônio Cultural da humanidade. Ela é conhecida como a oitava maravilha do mundo, pela sua arquitetura em mosaico, esculturas em ouro e pelo seu esplêndido pátio! Continuando o passeio por Palermo, a cidade construída aos pés do Monte Pellegrino, em um dos lugares descritos por Goethe, como “o mais belo que viu em toda a sua vida”. Mais do que qualquer outro ponto da Sicília, ali os diferentes estilos arquitetônicos se sobrepõem. A história milenar de Palermo lhe presenteou com um notável patrimônio artístico e arquitetônico que vai além dos seus muros, mas alcança as vilas com um estilo livre, repleta de palácios nobres e praças do século XVII, igrejas barrocas e teatros neoclássicos. Antiga residência de muitos shakes e reis, Palermo preserva monumentos do período árabe-normando, incluindo a bela Catedral, a Igreja da Martorana, que é conhecida entre as igrejas Bizantinas, como uma das mais fascinantes da Idade Média, na Itália. Ainda ali, a Capela Palatina, um dos exemplos mais elevados, do ponto de vista histórico-artístico, da coexistência entre culturas, religiões e correntes, aparentemente irreconciliáveis de pensamentos. A sábia gestão desta coexistência de estilos e religiões foi feita através da administração de Ruggiero II junto a mestres bizantinos, muçulmanos e latinos. No percurso está prevista uma bela pausa para uma surpreendente experiência de degustação numa histórica focacceria. Tempo livre para almoço e logo depois, uma visita ao admirável no Teatro Massimo e na Fontana da Praça Pretória, decorada com esculturas do século XVI, situada à beira do antigo distrito de Kalsa. Jantar e pernoite em Palermo.
3° dia – Quinta-feira: MARSALA – SALINE – AGRIGENTO
O nosso tour prossegue pela encantadora cidade de Marsala, em cujo porto desembarcou Garibaldi, em maio de 1860, para libertar a Sicília do domínio bubônico. É um dos marcos mais importantes para a unificação da Itália. Marsala é uma cidade mediterrânea e moderna, que se divide entre terra e mar, com um conjunto de cores exóticas entre o laranja, azul, branco neve, verde e vermelho, ao pôr do sol. A atração principal, certamente, são as inúmeras evidências da dominação fenícia, árabe e normanda e o amplo patrimônio artístico dos seus santuários e grutas, canais e estradas subterrâneas, necrópoles e antigos spas romanos. Caminharemos pelas vielas do centro, onde estão antigos edifícios nobres, monumentos e imponentes igrejas do estilo barroco. Depois, continuamos a caminhada pela célebre Via do Sal, para admirar as ilhas de Stagnone e as salinas. Os lagos e as ilhas de Stagnone constituem uma grande reserva natural de enorme valor ambiental. O ecossistema baixo e quente hospeda várias espécies de peixes, moluscos e crustáceos e uma riquíssima flora aquática. Essas salinas representam uma das mais antigas indústrias de extração de sal do mundo. Depois uma pausa para degustação de vinhos locais e produtos típicos, numa renomada cantina e vinícola. A próxima cidade do dia será Agrigento, onde visitaremos o célebre Valle dos Templos, também declarada Patrimônio Mundial da Humanidade. Ali, entre as amendoeiras, se encontram as ruínas da antiga Akragas, definida por Píndaro
“como a mais bela cidade, construída pelos mortais”. Poderemos admirar o templo de Juno, o de Concórdia e de Hércules. À noite, alojamento no hotel em Agrigento e jantar.
4° dia – Sexta-feira: PIAZZA ARMERINA – RAGUSA IBLA
Após o café da manhã, o nosso destino é a Praça Armerina e a Villa Romana del Casale, da época do fim do império e também parte do Patrimônio da Unesco. Esta majestosa vila pertencia à expoente aristocracia romana, provavelmente a senadores ou talvez a algum governador. Apresenta uma entrada monumental, da qual é possível admirar a mais bela coleção de mosaicos policromáticos romana, representando cenas de caça esportiva, episódios mitológicos e cenários da vida cotidiana. Tempo livre para almoço. À tarde, nos dedicaremos a conhecer Ragusa Ibla, berço do final do período barroco siciliano, com as suas belíssimas igrejas e o jardim Ibleo. Graças à minissérie televisiva, Comissário Montalbano, Ragusa hoje é uma das mais famosas, dentre os 44 destinos italianos tombados pela Unesco. A cidade contém uma média de 50 igrejas e numerosos edifícios em estilo barroco. A visita termina com uma farta degustação de produtos típicos da região. Traslado para Catânia. Acomodação no hotel, jantar e pernoite.
5° dia – Sábado: CATÂNIA
Dia livre. À tarde, encontro com os nossos guias, jantar de apresentação do grupo e pernoite.
6° dia – Domingo: SIRACUSA – NOTO
Café da manhã e saída para Siracusa, cidade tombada como Patrimônio da Unesco, para conhecer a maior e mais influente colônia grega, na Sicília: O Parque Arqueológico de Neópolis. A visita parte do esplêndido Teatro Grego, O Anfiteatro Romano, Viale Paradiso, e a famosa “Orelha de Dionísio”. À seguir, vamos para o centro histórico de Ortígia, onde poderão se encantar com a maravilhosa Praça Duomo e a Catedral Faceta, com a sua faixada em perfeito estilo Barroco siciliano, com influência dórica. Depois, caminharemos por deliciosas vielas do centrinho, de onde admiraremos em frente ao mar, a mitológica Fonte Aretusa. Tempo livre para almoço. O tour prossegue em direção a Noto, capital barroca siciliana, conhecida como o “Jardim de Pedra”, repleta de edifícios e declarada Patrimônio da Humanidade da Unesco. Inspirada nos ideais barrocos da “cidade aberta” constitui uma rara obra de arte e um dos exemplos mais fiéis dos teatros, de arquitetura setecentista. No nosso passeio pelas ruas do centro, poderemos nos deslumbrar com a habilidade e a genialidade dos artesãos locais. O barroco de Noto é de fato, um conjunto de elegantes curvas, bordados florais, visuais incríveis, edifícios, jardins, capitais que enfeitam as faixadas das colunas das igrejas e monastérios. Iremos até o Palácio Villadourada, a maravilhosa residência Don Giacomo Nicolaci, uma referência de um dos homens mais cultos da Sicília. Retorno à Catânia, jantar e pernoite.
7° dia – Segunda-feira: ETNA – TAORMINA
Após o café da manhã, saída para desvendar o Vulcão Etna, o mais alto de toda a Europa, com os seus 3.350
metro, pertencente ao Patrimônio da humanidade, Unesco. O parque de Etna, com 59.000 hectares étnico, com a sua flora extremamente diversa e rica e a sua população de espécies protegidas. Hoje, oliveiras, amendoeiras, videiras, pistaches e pomares circundam o Etna, testificando a vocação agrícola deste território, amplamente difundido e caracterizado pela biodiversidade local. Os primeiros vislumbres da maravilhosa paisagem são vistos, quando chegamos ao Refúgio Sapienza. Ali, veremos as Crateras Silvestres, cones vulcânicos existentes, inativos desde 1888, circundados de fluxos de larvas mais recentes. A vista panorâmica que usufruímos ali, através da multidão de cones vulcânicos e crateras, que se estende até os confins das Ilhas Eólias e da Calábria são um espetáculo, verdadeiramente único! À seguir uma visita numa loja de apicultura, num laboratório de extração de mel, degustação de mel artesanal e produtos típicos da região. E depois, seguimos para Taormina, célebre pela sua paisagem natural, a beleza da sua marina, os seus monumentos históricos e a sua vista panorâmica privilegiada, do Vulcão Etna. Simplesmente é para tirar o fôlego! Tempo livre para o almoço e depois vamos conhecer o Teatro Greco-romano, de onde se pode gozar de uma vista lindíssima do golfo de Naxos. Tempo livre para caminhar no centro histórico e fazer compras, adquirindo alguns dos produtos mais interessantes do artesanato local. O tour termina com uma vista panorâmica da incrível Riveira dei Ciclopi. Retorno ao hotel e jantar. Pernoite em Catânia.
8° dia – terça-feira- CATANIA – CEFAL
Finalmente, visitaremos o centro histórico de Catânia com os seus monumentos barrocos, tombados pela Unesco, como Patrimônio da Humanidade. Atravessaremos uma histórica “peixaria” (num antigo mercado de peixes) para alcançar a cinematográfica Praça do Duomo, com a sua Catedral e o Elefante de Pedra vulcânica (símbolo da cidade), até a Praça Universitária. Depois, visitaremos a inusitada Via dei Crociferi, onde está a sede do famoso Monastério di S. Benedito, que se tornou conhecido pelo romance do escritor italiano, Giovani Verga, e que também é Patrimônio da Unesco. Uma parada num delicioso bar da cidade, para degustação da famosa granita com brioche. O passeio prosseguirá ao longo das preciosas ruas do centro. Depois do almoço, tempo livre para usufruir de Cefalù, uma charmosa vila de pescadores, medieval, com vista para o mediterrâneo e e valiosa pela presença da Catedral, de época normanda. Teremos oportunidade para caminhar pelas ruas do centro e a oportunidade, para quem desejar, de visitar o famoso Museu Mandralisca. O dia termina, retornando para Palermo. Acamodação no hotel, jantar e pernoite.
9° dia –Quarta-feira-PALERMO
Depois do café da manhã, saída para o aeroporto. O nosso tour pela Sicília termina aqui.
EM APARTAMENTO DUPLO: 1.108,00
EM APARTAMENTO TRIPLO: O TERCEIRO HÓSPEDE TEM 55 EURO DE REDUÇÃO.
SUPLEMENTO PARA APARTAMENTO INDIVIDUAL: 330 EURO
NOTA: SOLICITAR VALORES PARA PACOTE EXCLUSIVO, EM ACOMODAÇÃO DE LUXO E COM TODAS OS INGRESSOS DE MUSEUS INCLUSOS.
Cancelamentos podem ser feitos com 48 horas de antecedência. A devolução respeitará o abatimento de taxas previstas na transação. Caso o procedimento seja feito após este prazo, o comprador não terá direito a devolução do valor total pago, mas com as devidas taxas previstas.